Dicas Preciosas.

 

Sindicato do Comércio Varejista de Calçados de São Paulo

 

Conheça 7 dicas preciosas de sapateiros

 

1º - Limpo e arejado

Em primeiro lugar, sempre, em qualquer circunstância, limpe o calçado antes de guardá-lo no armário. Um pano limpo e seco para tirar a poeira já faz diferença. Mas se algo molhou ou marcou o calçado, é melhor reduzir a chance de a mancha se tornar permanente.

 

2º - Descanso para o calçado

Crie o hábito de intercalar os sapatos. Usar um mesmo par por mais de dois dias seguidos pode deformá-lo. Se não abre mão do salto, mas costuma caminhar, faça a troca já no local.

 

3º - Couro hidratado

Limpe os calçados de couro com flanela seca. A água pode danificar o material. No entanto, assim como a sua pele, o couro também precisa de hidratação com o passar do tempo. Aplique condicionador ou hidratante e deixe o sapato respirar em uma área arejada.

 

4º - Camurça protegida

Ao contrário do couro que resiste bem à água da chuva, seu sapato de camurça corre riscos quando é exposto a líquidos. Para protegê-lo, invista em um spray impermeabilizante para prevenir eventuais manchas.

 

5º - Por que tecido?

Calcados de tecido tendem a ser mais delicados. Se não puder evitar, faça opção por tonalidades escuras e invista em impermeabilização.

 

6º - Tênis querido

Trate seus tênis com o mesmo cuidado que os sapatos altos. Limpe-os com uma escovinha úmida e evite produtos que possam desbotá-los ou causar danos nas partes emborrachadas.

 

7º - Tamanho único

Nunca empreste seus calçados. Por mais que suas amigas usem o mesmo tamanho, a forma do pé, assim como a pisada, são diferentes.